Nelson Tembra Blog

Cidadania, Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente

Como armazenar corretamente líquidos inflamáveis e combustíveis?

Equipe Target

Curso: armazenamento correto de líquidos inflamáveis

Os combustíveis líquidos são também chamados de classe II e III. Classe II: são líquidos que tenham ponto de inflamação igual ou superior a 100F e 140F abaixo, exceto uma mistura que tem componentes com focos de 200F ou superior, o volume dos que compõem 99 por cento ou mais do volume total da mistura. Exemplos de líquidos inflamáveis Classe II incluem nafta, solvente de Stoddard, e ácido acético.

Classe III: Classe III líquidos são líquidos que tenham ponto de inflamação igual ou superior a 140 líquidos Classe III se subdividem em:

- Classe III-140F Flashpoint acima e abaixo 200F, com exceção de uma mistura de ter componentes com focos de 200F ou superior, o volume total dos que compõem 99 por cento ou mais do volume total da mistura. Exemplos de líquidos inflamáveis de classe III incluem o ácido fórmico e nitrobenzeno.

- Classe IIIB-líquidos com focos em ou acima de 200 Ácido pícrico e formol são exemplos de combustíveis líquidos Classe IIIB.

Dessa forma, o ponto de inflamação é a principal maneira de categorizar combustíveis líquidos. Isso ocorre porque o ponto de inflamação é o ponto no qual o líquido produz vapor suficiente para incendiar (sob circunstâncias de teste dado). Assim, quanto menor o ponto de inflamação, mais facilmente ele vai pegar fogo.

A fim de saber se você tem um líquido inflamável, a melhor coisa a fazer é olhar para a ficha de dados de segurança (FDS). Ele lhe dirá o que é o ponto de inflamação e, em geral, mas também irá lhe dizer o que é classe. Ele também lhe dará informações adicionais que ajudarão você a determinar mais claramente os perigos da temperatura de ignição de líquidos, tais como, os limites inferior e superior de explosão (LEL e UEL, respectivamente), gravidade específica e densidade de vapor. Além disso, os rótulos dos produtos, muitas vezes vai prestar informações quanto à existência ou não do material é um combustível.

Já os tanques para inflamáveis, assim como o local de instalação, devem atender a normas do governo e do Corpo de Bombeiros local. Eles deverão possuir respiradores do tipo e tamanho determinado por norma. Os respiradores dos tanques subterrâneos, que armazenam líquidos combustíveis da classe I, deverão terminar fora de edifícios, a uma altura maior que aquela do tubo de carregamento do tanque, não devendo ultrapassar a 3,65m acima do nível do solo adjacente. Deverão ser localizados de tal maneira que os vapores não entrem pelas aberturas dos edifícios, nem fiquem concentrados em depressões do terreno. Os produtos de ventilação dos tanques subterrâneos que armazenem líquidos combustíveis, deverão terminar fora dos edifícios, e serem mais altos que os dutos de carregamento dos tanques.

Curso: Armazenamento de Líquidos Inflamáveis e Combustíveis – Presencial ou Ao Vivo pela Internet

About these ads

One comment on “Como armazenar corretamente líquidos inflamáveis e combustíveis?

  1. Vernei Antonio de Freitas
    06/08/2013

    Preciso de orientação para armazenar combustível (etanol e gasolina) para uso em agência de automóveis, onde constantemente os veículos ficam sem combustíveis e sem condições de chegarem aos postos. Qual é a legislação a respeito?

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 26/04/2011 by in Target and tagged , .

Navegação

SERVIÇOS AMBIENTAIS

Velocimetro RJNET

Estatísticas do Blog

  • 50,262 hits

Follow me on Twitter

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 89 outros seguidores

%d bloggers like this: