Nelson Tembra Blog

Cidadania, Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente

A história se repete

O Primeiro Livro de Moisés, Gênesis, apresenta os primeiros registros históricos conhecidos sobre o meio ambiente, sobre a criação dos céus e da terra e de tudo o que nela há. Traz ensinamentos, desde a formação à queda do homem e a sua ação depredadora sobre o meio ambiente, a corrupção do gênero humano ou a perversão dos princípios éticos e morais, a depravação.

Diante de tanta maldade e imoralidade que se estendem aos dias atuais, até Deus haveria se arrependido de ter feito o homem na terra, pois já era continuamente mau o desígnio no coração humano. As desigualdades sociais já existiam desde os tempos antigos, agravando-se no período do Império Babilônico onde, como acontece na atualidade, classes sociais mais ricas dominam as mais pobres intelectualmente, militarmente e economicamente.

O Antigo Testamento contém registros históricos sobre política, ou a ciência que governa os povos e estabelece a maneira hábil de agir e tratar. Segundo a obra, Moisés foi o grande mediador entre Deus e os outros homens.

Desde os tempos bíblicos, estabeleceram-se muitas leis, como a dos altares, que garante bênçãos em troca de louvor e ofertas ou doações pacíficas e espontâneas; as leis acerca dos servos ou a escravidão; as leis acerca da violência e da propriedade; as leis civis e religiosas; as leis sobre o falso testemunho e a injúria; as leis sobre os deveres dos juízes e, até mesmo, a promessa da posse da terra – aí temos as primeiras citações sobre o que seria a reforma agrária.

De lá para cá, pouca coisa mudou e a história vem se repetindo em ondas. Desde sempre, o homem insiste em contrariar ou tentar driblar as obrigações estabelecidas, até pela entidade suprema detentora de poder e controle sobre os homens e a natureza, quem diria as estabelecidas tacitamente entre os homens ou simplesmente impostas ao homem pela sociedade. Historicamente, isso vem ocorrendo em benefício de interesses privados de minorias, em detrimento dos interesses da coletividade.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 28/12/2008 by in Blog do Nelson Tembra and tagged , , .

Navegação

SERVIÇOS AMBIENTAIS

Velocimetro RJNET

Estatísticas do Blog

  • 65,187 hits

Follow me on Twitter

%d bloggers like this: