Nelson Tembra Blog

Cidadania, Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente

Agropalma substitui Rede de Satélite

Empresa passa a gerenciar e implementar diretamente novos serviços na sua rede

O Grupo Agropalma, controlado pelo Banco Alfa e maior produtor brasileiro de óleos comestíveis extraídos de palmeiras, acaba de adotar uma solução de redes convergentes da Dígitro, provedora brasileira de soluções para inteligência, tecnologia da informação e telecomunicações.

A aplicação da solução unifica todos os serviços de voz e dados de duas empresas do grupo – a Agropalma S/A e a Companhia Refinadora da Amazônia. A nova solução, que utiliza roteadores Dígitro, com suporte a serviços avançados e um link terrestre de alta velocidade, foi a opção escolhida para substituir uma onerosa estrutura de rede de longa distância.

A rede, baseada em link de satélite, até recentemente fazia a ligação das quatro unidades produtivas da empresa (distribuídas na capital e no interior do Pará) com o escritório comercial do grupo, localizado na capital paulista. Só com a substituição do link de satélite, relata Ricardo Pinho, gerente de TI da Agropalma, a empresa já obteve uma considerável redução dos custos fixos de conexão.

Ao adotar uma conexão terrestre, com tarifas mais econômicas, a Agropalma também passou a dispor de recursos consideravelmente maiores de gerenciamento e suporte a serviços IP. “A solução proposta pela Dígitro nos trouxe maior liberdade de planejamento nas evoluções da nossa rede, já que o contrato de rede por satélite delegava quase todo o poder de gerenciamento e implementação de novos serviços ao próprio provedor da conexão”, relata Pinho.

Segundo o gerente de TI, pelos modelos fechados no contrato de rede via satélite, quase todas as implementações de novos serviços ou de sites na rede dependiam, em grande parte, da intervenção do fornecedor. Com isso, a equipe de TI precisava lidar com uma estrutura pouco flexível e com problemas de lentidão na ativação de novos serviços. “Uma das limitações do satélite estava, por exemplo, na difícil criação de políticas de prioridade de tráfego, o que em alguns casos chegava a interferir na eficiência do negócio”, explica ele.

Com a adoção da rede com tecnologia Dígitro, a equipe de TI da Agropalma consegue estabelecer facilmente os critérios de passagem para pacotes de dados segundo sua importância estratégica num determinado momento. Isso inclui a definição de prioridades para informações financeiras, industriais, logísticas, etc., de acordo com a necessidade. Além disso, a rede convergente traz maior sincronismo para as transferências de dados da empresa, diferentemente dos links de satélite que dificultavam esse processo.

Com 2800 funcionários, 82 mil hectares de terras e 23 mil palmeiras já plantadas, a Agropalma detém cerca de 1600 Km de estradas próprias e mantém 4 agrovilas no Pará, também ligadas à sua rede. A partir da aquisação das soluções Dígitro, a equipe de Ricardo Pinho vem implementando serviços de alto desempenho e baixo custo como a utilização de VoIP entre todas as localidades remotas, ligando todos os funcionários de São Paulo e do Pará sem custos com chamadas interurbanas. Além disso, no novo modelo, a Agropalma pode, a qualquer tempo, implementar na rede novos serviços suportados pela tecnologia Dígitro, que levam a todos os pontos da empresa as facilidades da telefonia digital.

As facilidades incluem recursos que permitem conferir nos telefones celulares dos funcionários números de ramais não tarifados do PABX e adotar serviços como Conference Call e Videoconferência, tudo na mesma infra-estrutura.

Sobre a Agropalma: O Grupo Agropalma atua no segmento agroindustrial desde 1982, quando iniciou um projeto de cultivo e extração de óleo de palma e óleo de palmiste, no município de Tailândia, Pará. Hoje, é um grupo de capital 100% nacional que possui cerca de 50 mil hectares de áreas de plantio e extração; e reservas florestais monitoradas com 64 mil hectares de extensão, situados nos municípios paraenses de Tailândia, Acará e Moju. O Grupo vem investindo há 28 anos na região Amazônica por meio de seu complexo agroindustrial, que contempla o plantio da palma e a produção de óleo para o abastecimento dos mercados nacional e internacional. Atualmente, o Grupo Agropalma é responsável por cerca de 70% da produção nacional. Sendo, também, responsável pelo desenvolvimento de uma grande infraestrutura de apoio na região com: geração de energia elétrica, abastecimento de água, assistência médica, construção de malha viária e de residências, ambulatório médico, escola. Medidas que vêm gerando receita e proporcionando melhoria de vida ao trabalhador do campo e às muitas famílias da região.

Sobre a Dígitro: A Dígitro é uma empresa genuinamente brasileira com mais de 30 anos de mercado no setor de telecomunicações. Pioneira no desenvolvimento de soluções para este fim, destacou-se como empresa inovadora, com a criação do sistema Teledespertador e a plataforma de Comunicação CT (Computer & Telephony), que integra telefone e computador em uma só máquina. Seu amplo portfólio de soluções agrega, ainda, serviços de Infraestrutura de TI e aplicações de inteligência corporativa e investigativa, complementando sua base de clientes atuantes nos mais diversos nichos de negócio, que vão desde empresas privadas e operadoras de telefonia, até instituições e órgãos governamentais, incluindo agências de Segurança Pública às quais a Dígitro fornece o Sistema Guardião, peça chave de maior utilização no combate ao crime organizado no Brasil e também já sendo fornecido a outros países. A Dígitro investe em inovação, desenvolvendo tecnologia em parceria com centros de pesquisa como a UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina. Presente em todo o Brasil e em 11 países da América Latina e África, a Dígitro tem qualidade reconhecida pelas certificações ISO 9001 e a TL 9000, norma específica para o mercado de telecomunicações. Além disso, tem sede própria, em planta de edifícios que incorporam os mais modernos conceitos de sustentabilidade, e é patrocinadora única do Educando com Música, projeto social que leva à comunidade rural da Grande Florianópolis uma educação musical de qualidade. Saiba mais sobre a sede da Dígitro em http://www.digitro.com/sustentabilidade/.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 06/07/2010 by in Blog do Nelson Tembra and tagged , .

Navegação

SERVIÇOS AMBIENTAIS

Velocimetro RJNET

Estatísticas do Blog

  • 65,187 hits

Follow me on Twitter

%d bloggers like this: