Nelson Tembra Blog

Cidadania, Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente

Revert Brasil vai implementar tecnologia inédita no País

Acordo entre Brasil e Alemanha propicia surgimento de indústria de reciclagem de geladeiras em Minas

Fruto de um projeto que surgiu com base no acordo de cooperação técnica estabelecido entre os governos do Brasil e da Alemanha, por intermédio dos ministérios do meio ambiente dos dois países, da Agência Brasileira de Cooperação (ABC/MRE) e da Agência de Cooperação Alemã (GTZ), a empresa Revert Brasil inicia suas atividades no dia dez de outubro (pelo cronograma a fase de testes comeca no dia 23 de outubro), em Careaçu, cidade ao Sul de Minas Gerais. Constituída por meio de parceria entre três empresas brasileiras, a Revert Brasil irá desenvolver soluções ambientais voltadas para a manufatura reversa de refrigeradores e condicionadores de ar que fazem uso do gás CFC em sua composição. Com maquinário de última geração e tecnologia inédita no País, a indústria irá trabalhar produtos manufaturados – geladeiras, frigobares e ar condicionados a princípio -, realizando os processos de desmontagem, descaracterização e reaproveitamento das partes recicláveis de forma a reduzir o impacto ambiental destes materiais e gerar economia de energia.

A Revert Brasil tem seu capital social distribuído entre as empresas pernambucanas Publikimagem Projetos e Marketing (67,5%) e Bom Clima Refrigeração (22,5%), além da mineira Metafik Soluções Ambientais (10%). Revert Brasil reun as principais características necessárias à execução do projeto: ter conhecimento e atuar no processo de manufatura reversa; ter capacidade de atuação em vários estados brasileiros e ter executado projetos sociais em comunidades de baixa renda, além de possuir capacidade financeira para investimentos.

De fabricação alemã, o equipamento de manufatura reversa de refrigeradores e condicionadores de ar da Revert Brasil é totalmente automatizado e terá capacidade de processar 400 mil unidades por ano, o que equivale a cerca de 1.500 geladeiras por dia. A eficiência de processamento do equipamento permite retirar mais de 99% dos gases CFCs existentes no refrigerador, tanto no sistema de refrigeração quanto na espuma de isolamento. Utilizando a tecnologia mais atual no mercado mundial, o maquinário também conseguirá separar com mais de 95% de pureza os demais materiais que compõe o refrigerador, tais como: poliuretano, plástico, ferro, cobre e alumínio.

As máquinas são utilizadas em vários países da Europa e na América do Norte e seguem os padrões alemães de segurança e controle de qualidade e serviço. “Esse equipamento vai retirar quase que totalmente o gás CFC do sistema de refrigeração e do sistema de isolamento das geladeiras antigas, transformando-o para o estado líquido. Isso vai eliminar os gases que destroem a camada de ozônio e contribuem para o aquecimento global”, destaca Pablo Magalhães, administrador da Revert Brasil e diretor da Publikimagem, empresa que executa projetos de eficiência energética em vários estados brasileiros para as respectivas companhias de distribuição de energia.

Responsabilidade social – A Revert Brasil irá vincular seu trabalho a projetos sociais de inclusão econômica para cadeias produtivas menos favorecidas, beneficiando sucateiros, catadores, pequenos e microempresários informais através de uma rede de coleta social em parceria com ONGs atuantes em projetos no setor. Esses colaboradores serão capacitados para o uso correto das ferramentas, métodos e procedimentos, garantindo a segurança e a qualidade no desenvolvimento das atividades. O resultado imediato disso é o benefício para o meio ambiente, com a diminuição dos resíduos nas cidades, além da redução no consumo de energia para produção e reciclagem de novos materiais.

Planejamento estratégico – A empresa já surge contando com pontos de coleta de geladeiras em Alagoas, Pernambuco, Piauí e Minas Gerais, estados onde a Publikimagem atua com projetos de eficiência energética. No início do próximo ano a Revert Brasil implantará pontos de coleta no estado de São Paulo. A empresa leva em consideração anexar à unidade industrial em Careaçu, um incinerador de gás CFC de última geração, que não produz dioxinas como resíduo da incineração do gás, além de ser de fácil operação e energeticamente eficiente.

Na medida do possível o incinerador deve entrar em operação a partir de fevereiro de 2011, fechando o ciclo do projeto. “O nosso equipamento tem uma grande vantagem: a ele podemos acoplar uma unidade de manufatura reversa de eletroeletrônicos (computadores, chuveiros elétricos, liquidificadores, etc). O que amplia o alcance da indústria Revert Brasil. Temos planos de adquirir essa unidade adicional em meados de 2011”, revela Pablo Magalhães.

Logística – A Revert Brasil vai ocupar uma área de 22 mil m² no distrito industrial de Careaçu, no Sul de Minas. O local escolhido para a implantação da primeira unidade da empresa foi definido de forma estratégica por conta de sua logística. O município está localizado a 250 Km da cidade de São Paulo, a 360 Km do Rio de Janeiro e 350 Km de Belo Horizonte, posicionando-se às margens da Rodovia Fernão Dias, o que favorece o transporte das geladeiras antigas para a indústria. Está prevista a implantação de outra unidade industrial da Revert Brasil no estado de Pernambuco para o início de 2012.

Empresas que constituem a Revert Brasil tem know how em projetos eficientes na área ambiental

Em atividade desde 2003, a pernambucana Publikimagem Projetos e Marketing é uma empresa dinâmica, feita por profissionais experientes e talentosos e que atua nas áreas de elaboração e execução de projetos de eficiência energética além de publicidade, marketing, design gráfico e promoção de eventos. Baseada na proposta de gerir bons projetos sócio-ambientais, a Publikimagem aliou-se a algumas concessionárias distribuidoras de energia elétrica no Brasil e desenvolve projetos socialmente responsáveis e inovadores nas áreas de desenvolvimento sustentável e eficiência energética nos estados de Minas Gerais, Alagoas, Piauí e Pernambuco. A participação da empresa vai desde a concepção, o planejamento e a execução até o monitoramento e controle dos projetos. Realizando um trabalho criativo e inovador, a Publikimagem atende todas as necessidades dos seus clientes, estudando seu perfil e traçando soluções inteligentes, que geram resultados tanto para o mercado, quanto para a sociedade.

Também sediada em Pernambuco e com uma experiência de 14 anos atuando no mercado nordestino, a Bom Clima Refrigeração é uma empresa especializada em prestação de serviço de manutenção de sistemas de condicionadores de ar e refrigeração. Com responsabilidade sócio-ambiental e sempre buscando inovação tecnológica, a empresa aposta no associativismo e na sustentabilidade para prestar os mais variados serviços a exemplo da manutenção de sistemas de expansão de refrigeração direta e indireta, consultoria técnica para climatização de ambientes, regeneração, reciclagem e comercialização de fluidos refrigerantes. Atuando dentro das legalidades dos órgãos de controle ambiental, trabalhista, fiscal e tributário, a Bom Clima ainda coleta, armazena e certifica a destinação ambientalmente correta dos fluidos refrigerantes contaminados.

Já a mineira Metafik é uma empresa especializada em serviços de manufatura reversa de equipamentos (processo de transformar os equipamentos fora de uso em matéria-prima), que compreende os serviços de gerenciamento, coleta, transporte, armazenamento, beneficiamento e destinação final de resíduos sólidos, líquidos e gasosos. A Metafik é uma das poucas empresas na área com todas as licenças de operação vigentes, e possui atualmente, mão-de-obra técnica especializada obedecendo às normas de segurança, meio ambiente e saúde. Com equipamentos específicos disponíveis para a operação de projetos, a Metafik visa sempre o maior benefício ambiental exigido por clientes e parceiros.

Fonte: A.R. Comunicação Corporativa
www.arcomassessoria.com.br

3 comments on “Revert Brasil vai implementar tecnologia inédita no País

  1. Ricardo Rosa
    08/10/2010

    Olá,

    Meu nome é Ricardo, trabalho na Produção On-Line do Avesso, uma TV 2.0 que mostra os bastidores da comunicação. ( http://www.avesso.com.br).

    Fiz uma visita ao blog, parabéns pelo trabalho.

    Nós desenvolvemos parcerias com diversos blogs da área de comunicação, socioambientais, moda, design, esportes entre outros, e gostaríamos de ter seu blog como parceiro Avesso.

    Acesse o nosso site http://www.avesso.com.br , e assista aos programas.

    Caso tenha interesse, por favor entre em contato.

    Um grande abraço.

    Obrigado!

    Ricardo Rosa
    ricardo@avessotv.com.br
    Tel. (11) 3578-0777
    ____________________
    http://www.avesso.com.br

  2. bet365
    29/11/2010

    Good day I was luck to look for your topic in bing
    your subject is excellent
    I get a lot in your topic really thank your very much
    btw the theme of you website is really impressive
    where can find it

  3. Pingback: Os números de 2010 « Nelson Tembra Blog

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 25/09/2010 by in redução de emissões and tagged .

Navegação

SERVIÇOS AMBIENTAIS

Velocimetro RJNET

Estatísticas do Blog

  • 65,167 hits

Follow me on Twitter

%d bloggers like this: