Nelson Tembra Blog

Cidadania, Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente

Falta de insumos “verdes” para a indústria de cosméticos preocupa mercado

Apesar da forte demanda do mercado por cosméticos orgânicos, a falta de alguns insumos naturais provenientes da Amazônia tem preocupado algumas empresas. Dessa forma, a Beraca, empresa brasileira com mais de 50 anos, mostra como ela se prepara para não deixar faltarem ativos, como o murumuru, buriti e o açaí para a indústria de cosméticos.

A demanda da indústria de cosméticos por insumos naturais vem crescendo a cada dia. No entanto, nas últimas semanas, a falta de matéria-prima coletada em comunidades amazônicas, como a semente de murumuru e o buriti, tornou-se uma das grandes preocupações de empresas do setor. Segundo a cooperativa dos produtores locais de Pimenteira, no Pará, o valor do quilo do murumuru, por exemplo, passou de R$ 2,70 em junho para R$ 2,85 neste mês. De acordo com o Serviço Geológico do Brasil, a alta está relacionada à forte seca que afeta a região, a segunda maior da história.

Ao contrário das expectativas deste cenário, a Beraca, uma das líderes globais no fornecimento de insumos provenientes da biodiversidade brasileira para o mercado farmacêutico e de cosméticos, mostra que está preparada para enfrentar adversidades. Para Filipe Sabará, Diretor de Negócios da companhia, “a sazonalidade da produção nem sempre é compatível com as necessidades de compra da empresa, porém a previsão e gerenciamento das comunidades são fundamentais para um relacionamento comercial bem sucedido”. Segundo ele, a Beraca planeja sua “distribuição sempre respeitando o ciclo natural de cada insumo e em sintonia com as comunidades amazônicas”. Atualmente ela fornece, entre outros insumos, o murumuru e o buriti, e ressalta que está com a safra plena desses ativos para 2010 e que não teme nenhum tipo de problema com sua lista de clientes, da qual, fazem partes grandes players como Estée Lauder, L´Occitane, L´Oréal, Natura, etc. “Estamos prontos para alcançar nossos objetivos este ano, que convergem para um crescimento de 14% dos negócios da empresa”, concluí Sabará.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 04/11/2010 by in Blog do Nelson Tembra and tagged , , , , , , .

Navegação

SERVIÇOS AMBIENTAIS

Velocimetro RJNET

Estatísticas do Blog

  • 65,167 hits

Follow me on Twitter

%d bloggers like this: