Nelson Tembra Blog

Cidadania, Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente

A arqueologia do presente em relação ao tráfico de animais silvestres no Brasil

Projeto “E agora?” busca apoio e patrocínio da iniciativa privada para ser terminado

Em 2010, a ANCINE – Agência Nacional de Cinema – aprovou o documentário cinematográfico “E agora?”, longa-metragem que irá abordar, com uma profundidade jamais vista até hoje, a problemática do tráfico de aves silvestres brasileiras no território nacional.

O documentário foi elaborado pela produtora ID_AV – IDENTIDADE AUDIOVISUAL e teve como orientadora a SOS Fauna, Organização Não Governamental que atua na defesa e conservação de animais da fauna silvestre brasileira. Sua seleção se deu por ser uma instituição com aprofundado conhecimento em relação à problemática do tráfico de animais silvestres no Brasil.

O documentário “E agora?” discute o tráfico de aves silvestres no Brasil, a partir de entrevistas com autoridades de órgãos competentes do governo, líderes de organizações não governamentais, especialistas, pesquisadores, criadores  e tantos outros, assim como a partir do registro de fatos como cenas de flagrantes de tráfico. Segundo o produtor Fábio Cavalheiro, “E agora?” apresenta a origem desses animais, as rotas do comércio ilegal que os levam aos grandes centros urbanos, onde são facilmente comercializados, debate sobre a importância da repressão e da educação em relação ao tema.

Acima de tudo, o longa propõe discutir o dia seguinte dessas aves, principalmente aquelas que, mesmo sendo salvas das mãos dos traficantes, ainda assim não são reintroduzidas à natureza.

A divulgação do documentário se dará em circuitos comerciais, salas alternativas, festivais, DVDs, palestras, televisão aberta e fechada, disponibilização on line gratuita por 18 meses e ampla divulgação e distribuição em instituições de ensino bem como o Poder Público que atua nesta seara. Em resumo, “E agora?” será um importante instrumento de orientação ao primeiro, segundo e terceiro setores da sociedade.

Para Marcelo Pavlenco Rocha, presidente da SOS FAUNA, o documentário será o primeiro registro específico sobre o assunto que servirá como base de discussões sobre o tema em diversas esferas da sociedade civil e pública.

Rocha e Cavalheiro afirmam que além da versão final editada especialmente para o segmento cinematográfico, todas as entrevistas e os materiais pesquisados serão disponibilizados para pesquisadores que queiram aprofundar o tema, sendo que após a exploração comercial, serão distribuídas cópias para autoridades públicas, estabelecimentos de ensino e grupos ambientalistas e comunidades com o objetivo de servir de base para educação e discussão sobre o tema.

E, como segunda fase do projeto, a SOS Fauna e a ID_AV, agora estão estabelecendo contatos com a iniciativa privada em busca de apoios e parcerias para o documentário que tem abatimento de 100% do imposto de renda devido, além de operar como excelente forma de empresas tornarem evidentes suas preocupações com a questão ambiental na atualidade.

Mais informações:

SOS FAUNA – E-mail: sosfauna@sosfauna.org – Tel.: 11 – 9722-1233 / 8323-7449

ID_AV – IDENTIDADE AUDIOVISUALwww.idav.com.br

E-mail:  contato@idav.com.br – Tel.: 11 – 3423-6808

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 17/11/2010 by in Blog do Nelson Tembra and tagged , , .

Navegação

SERVIÇOS AMBIENTAIS

Velocimetro RJNET

Estatísticas do Blog

  • 65,108 hits

Follow me on Twitter

%d bloggers like this: