Nelson Tembra Blog

Cidadania, Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente

Teuto realiza descarte adequado de resíduos perigosos

Medicamentos vencidos jogados no lixo representam risco ao meio ambiente e a população

Desde o início do processo produtivo até o destino final dos medicamentos o Laboratório Teuto se preocupa com a qualidade de seus produtos. A empresa, que possui a maior planta industrial da América Latina, dá destino certo aos medicamentos sem condições de uso. A principal preocupação é evitar impactos ambientais e evitar que medicamentos vencidos afetem a saúde da população.

A analista de meio ambiente do Laboratório Teuto, Mônica Veloso, explicou que o primeiro risco é o de poluição da água e do solo. Com a contaminação, automaticamente, o lençol freático é prejudicado. Outra preocupação é se este medicamento for encontrado no lixo por outras pessoas, que não sabem que o medicamento foi descartado. “Neste caso, os perigos são ainda maiores. É necessário conscientizar a população sobre os riscos tanto para o meio ambiente quanto para as pessoas”, esclarece.

Medicamentos com o prazo de validade expirados, sejam comprimidos nas caixas, xarope nos vidros e até ampolas de injeção precisam de atencao especial. Não existe nenhuma lei que regulamente o descarte desses medicamentos, e principalmente, faltam orientações sobre o assunto para a população. De acordo com Mônica, a legislação só prevê normas para os fabricantes. “Cada um é responsável pelo seu material. O Teuto atento a essas questões trabalha dentro das normas estabelecidas”, garante.

Desde 2004, o Laboratório Teuto, opera de acordo com as normas da RDC-306. Por meio do Comitê de Desenvolvimento Sustentável (Codes), a empresa, realiza ações voltadas para o manejo adequado dos resíduos sólidos para garantir a preservação do meio ambiente e à saúde da população.

No Laboratório Teuto, os colaboradores responsáveis recolhem e encaminham os produtos para a Central de Tratamento de Resíduos. Após a coleta é realizada a separação do material reciclável e dos resíduos perigosos que devem ser incinerados.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 26/11/2010 by in Blog do Nelson Tembra and tagged , , .

Navegação

SERVIÇOS AMBIENTAIS

Velocimetro RJNET

Estatísticas do Blog

  • 65,208 hits

Follow me on Twitter

%d bloggers like this: