Nelson Tembra Blog

Cidadania, Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente

Geração de energia pela queima de lixo

Novo foco da Enfil, líder em soluções ambientais

A Enfil S/A Controle Ambiental, maior empresa brasileira de soluções ambientais, fechou parceria com a fornecedora alemã Fisia Babcock Environment para trazer a América do Sul tecnologia de ponta para a cogeração de energia a partir do lixo urbano.  A empresa alemã é detentora da mais avançada tecnologia no setor, usada em seu país e em outras nações da Europa. O processo traz dois benefícios para a comunidade: transforma grandes volumes de lixo em poucos quilos de cinza, evitando os lixões, e gera energia elétrica.

Segundo Franco Tarabini Jr, diretor da Enfil, no passado a empresa já havia avaliado a possibilidade de atuar no setor, e se viu confrontada com o conceito generalizado de que a solução mais adequada era destinar o lixo para aterros sanitários.  “Hoje, o cenário é muito mais promissor, pois existe a clara percepção que não existem locais para esses aterros próximos aos grandes centros e a legislação está se tornando cada vez mais exigente”, comenta Franco. Segundo ele os clientes para esse novo serviço da Enfil são os atuais gestores públicos e privados de sistemas de coleta de lixo e de aterros sanitários.

“O investimento para a implantação de um sistema de cogeração com capacidade para transformar 500 toneladas de lixo por dia, equivalente ao volume gerado por cerca de 500 mil pessoas, está na ordem de R$ 200 milhões”, informa o diretor da Enfil. A tecnologia da Fisia Babcock a ser aplicada pela empresa transforma essa quantidade de lixo em baixo volume de cinza inerte e gera 15 Megawatts de energia elétrica, o suficiente para abastecer 20 mil residências.

“Estimamos que nos próximos anos, mais de 15 projetos como esse devem ser instalados em cidades brasileiras, incluindo parcerias entre municípios próximos para tratamento conjunto”, prevê Franco Tarabini Jr diretor da Enfil.     

Sobre a Enfil S/A Controle Ambiental

A Enfil é a maior empresa brasileira de soluções ambientais para controle de poluição atmosférica, tratamento de água e efluentes líquidos, remediação de solo e incineração de lixo.  Criada em 1994, responde atualmente pela geração de 700 empregos e um faturamento da ordem de R$ 380 milhões. Mediante tecnologias próprias e acordos com empresas internacionais, a Enfil disponibiliza tecnologia de ponta e flexibilidade no atendimento aos clientes em qualquer processo de tratamento ambiental.    

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 04/12/2010 by in Blog do Nelson Tembra and tagged , , .

Navegação

SERVIÇOS AMBIENTAIS

Velocimetro RJNET

Estatísticas do Blog

  • 65,108 hits

Follow me on Twitter

%d bloggers like this: