Nelson Tembra Blog

Cidadania, Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente

No ano Internacional da Biodiversidade, conheça o site Rede Ambiente

Peixes no Projeto Tamar

Image by Anselmo Garrido via Flickr

www.redeambiente.com.br entra no ar dia 13/12/2010

A produtora Canal Azul, especialista em criação e produção de conteúdo audiovisual, reúne um dos principais acervos de imagens de meio ambiente registrados por renomados documentaristas de natureza do país, como Haroldo Palo Jr.

No ano Internacional da Biodiversidade, o site Canal Azul TV, hospedado no portal do IG, lança um conteúdo especial chamado Rede Ambiente. Este projeto tem como objetivo disseminar a cultura ambiental, o conceito de sustentabilidade e promover o contato com exemplos concretos de práticas socioambientais.

O Rede Ambiente é resultado de uma expedição de mais de três meses, realizada pela equipe da Canal Azul, para explorar diversos projetos ambientais espalhados pelo Brasil. A iniciativa teve patrocínio da Petrobras.

O Rede Ambiente é dividido em cinco categorias:

1.    Biodiversidade;

2.    Educação Ambiental;

3.    Água e clima;

4.    Sustentabilidade;

5.    O homem e a natureza.

As informações contidas no portal são comentadas por jornalistas, biólogos e profissionais ligados à área. O projeto teve a curadoria de José Sabino, doutor em ecologia e um dos principais especialistas em biodiversidade do país.

O biólogo Daniel de Granville, pós-graduado em jornalismo científico, que esteve presente em grande parte da expedição, passou por projetos ambientais no Vale de Jequitinhonha e percebeu que além da preocupação de geração de emprego e renda há sempre a preocupação ambiental. “O que me marcou muito foi perceber o quanto é importante a preocupação sócio ambiental. Coisas simples como fornecer condições de armazenamento de água de forma sustentável gera a melhoria na qualidade de vida da comunidade local que pode tocar a sua lavoura, e se manter no local de origem”, explica Granville.

Pensando nessas comunidades e na possibilidade de colocar em prática medidas sustentáveis, o Rede Ambiente disponibiliza conteúdo audiovisual sobre variados temas como tecnologias sociais a serviço do meio ambiente e reciclagem. Há também todo um material sobre a biodiversidade da fauna brasileira, como os tubarões e os golfinhos rotadores; e sobre os mares e rios brasileiros, mata atlântica, cerrado, pantanal, além de iniciativas como o Projeto Tamar, Projeto Tubarões e Rios Voadores.

Os vídeos mostram curiosidades da expedição. Por exemplo, no Projeto Tubarões, localizado em Recife, uma vítima conta como que teve a mão decepada por um tubarão. Já no Projeto Rios Voadores, a equipe do Canal Azul acompanhou o trajeto de um avião monomotor na coleta de amostras de ar para estudo em laboratório.

Na seção “Sala de Aula” é possível encontrar um vasto material bibliográfico que pode fornecer suporte para pesquisadores, professores, alunos e interessados em discutir e disseminar informações e exemplos concretos de temas ambientais que podem servir de apoio para o desenvolvimento de estratégias de ensino.

Sugestão de fonte:

Rosa Crescente, produtora executiva do projeto.

Ricardo Aidar, diretor do projeto

José Sabino, curador do projeto

Daniel de Granville, biólogo e jornalista

Site: http://www.redeambiente.com.br

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 11/12/2010 by in Blog do Nelson Tembra and tagged , , , .

Navegação

SERVIÇOS AMBIENTAIS

Velocimetro RJNET

Estatísticas do Blog

  • 65,167 hits

Follow me on Twitter

%d bloggers like this: