Nelson Tembra Blog

Cidadania, Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente

Normas ensinam como elaborar corretamente os trabalhos acadêmicos e projetos de pesquisas

Publicadas em março de 2011, a ABNT NBR 14724 – Informação e documentação – Trabalhos acadêmicos – Apresentação e a NBR 15287 – Informação e documentação – Projeto de pesquisa – Apresentação são duas normas muito importantes para o mundo acadêmico e científico. Enquanto a primeira estabelece os princípios gerais para a elaboração de trabalhos acadêmicos (teses, dissertações e outros), visando sua apresentação à instituição (banca, comissão examinadora de professores, especialistas designados e/ou outros), a segunda Estabelece os princípios gerais para apresentação de projetos de pesquisa.

Na apresentação de um trabalho acadêmico, conforme especifica a norma, há a necessidade de elementos obrigatórios. A capa, por exemplo, deve conter as informações na seguinte ordem: nome da instituição (opcional); o nome do autor; o título que deve ser claro e preciso, identificando o seu conteúdo e possibilitando a indexação e recuperação da informação; o subtítulo, se houver, em que deve ser evidenciada a sua subordinação ao título, precedido de dois pontos; o número de volumes: se houver mais de um, deve constar em cada folha de rosto a especificação do respectivo volume; o local (cidade) da instituição onde deve ser apresentado; o ano de depósito (da entrega).

A folha de rosto é um elemento obrigatório. Em seu anverso, os elementos devem ser apresentados na seguinte ordem: nome do autor; título; subtítulo; número de volumes; tipo do trabalho (tese, dissertação, trabalho de conclusão de curso e outros) e objetivo (aprovação em disciplina, grau pretendido e outros); nome da instituição a que é submetido; área de concentração; nome do orientador e, se houver, do co-orientador; local (cidade) da instituição onde deve ser apresentado; e ano de depósito (da entrega).

O verso da folha de rosto é um elemento obrigatório. Deve conter os dados de catalogação. Os dados de catalogação devem ser conforme o Código de Catalogação Anglo-Americano vigente. A folha de aprovação também é um elemento obrigatório. Deve ser inserida após a folha de rosto, constituído pelo nome do autor do trabalho, título do trabalho e subtítulo (se houver), natureza, objetivo, nome da instituição a que é submetido, área de concentração, data de aprovação, nome, titulação e assinatura dos componentes da banca examinadora e instituições a que pertencem. A data de aprovação e as assinaturas dos membros componentes da banca examinadora devem ser colocadas após a aprovação do trabalho.

Quanto aos projetos de pesquisa, conforme a norma, a sua estrutura compreende: elementos pré-textuais, elementos textuais e elementos pós-textuais. A folha de rosto Elemento obrigatório. Apresenta as informações na seguinte ordem: nome do autor; título; subtítulo; tipo de projeto de pesquisa e nome da entidade a que deve ser submetido; local (cidade) da entidade onde deve ser apresentado; ano de depósito (da entrega).

O Sumário é um elemento obrigatório e deve ser elaborado conforme a ABNT NBR 6027. O texto deve ser constituído de uma parte introdutória, na qual devem ser expostos o tema do projeto, o problema a ser abordado, a(s) hipótese(s), quando couber(em), bem como o(s) objetivo(s) a ser(em) atingido(s) e a(s) justificativa(s). É necessário que sejam indicados o referencial teórico que o embasa, a metodologia a ser utilizada, assim como os recursos e o cronograma necessários à sua consecução.

A ordem dos elementos pós-textuais deve ser: Referências – Elemento obrigatório. Elaboradas conforme a ABNT NBR 6023. Os textos devem ser digitados ou datilografados em cor preta, podendo utilizar outras cores somente para as ilustrações. Se impresso, utilizar papel branco ou reciclado, no formato A4 (21 cm x 29,7 cm). Os elementos devem iniciar no anverso da folha. Recomenda-se que os elementos textuais e pós-textuais sejam digitados ou datilografados no anverso e verso das folhas.

Recomenda-se que os trabalhos sejam impressos ou datilografados no anverso e verso. As margens devem ser: para o anverso, esquerda e superior de 3 cm e direita e inferior de 2 cm; para o verso, direita e superior de 3 cm e esquerda e inferior de 2 cm. Recomenda-se fonte tamanho 12 para todo o trabalho, excetuando-se as citações de mais de três linhas, notas de rodapé, paginação, legendas e fontes das ilustrações e das tabelas, que devem ser em tamanho menor e uniforme. Todo o texto deve ser digitado ou datilografado com espacejamento 1,5 entrelinhas, excetuando-se as citações de mais de três linhas, notas de rodapé, referências, legendas das ilustrações e das tabelas, tipo de projeto de pesquisa e nome da entidade, que devem ser digitados ou datilografados em espaço simples. As referências, ao final do trabalho, devem ser separadas entre si por um espaço simples em branco.

Mais informações sobre as normas, clique nos links abaixo:

NBR 14724 – Informação e documentação – Trabalhos acadêmicos – Apresentação

NBR 15287 – Informação e documentação – Projeto de pesquisa – Apresentação

Fonte: Equipe Target

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 09/04/2011 by in Blog do Nelson Tembra and tagged , .

Navegação

SERVIÇOS AMBIENTAIS

Velocimetro RJNET

Estatísticas do Blog

  • 65,208 hits

Follow me on Twitter

%d bloggers like this: