Nelson Tembra Blog

Cidadania, Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente

Curso: Formação de Auditores Internos de Sistemas Integrados de Gestão

Depois da ISO 9001, as outras normas e especificações mais requisitadas são a ISO 14001 para sistemas de gestão de meio ambiente, a OHSAS 18001 para sistemas de gestão de saúde e segurança do trabalho e a SA 8000 de responsabilidade social. Outras ferramentas como planejamento estratégico, Balanced Scorecard (BSC) e políticas de governança corporativa também podem ser adotados como forma de estratégia de gestão. Quando implantados separadamente, todos esses sistemas e ferramentas são bastante eficazes e produzem resultados significativos. No entanto, quando os sistemas são implementados de maneira integrada e dentro de uma visão estratégica e sistêmica, o poder de eficácia se eleva e os benefícios em todos os sentidos são muito maiores, pois os processos são otimizados, criando-se sinergia por toda a organização. Integrando o potencial dos sistemas é possível suprir as necessidades e superar os desafios na gestão das empresas.

Os sistemas integrados de gestão constituem uma ótima maneira de conciliar todas as exigências e melhores práticas com custos reduzidos numa visão no longo prazo, ao invés da manutenção de sistemas separados e gastos com soluções temporárias. Além disso, a redução de custos também se torna evidente com processos otimizados e consequentemente maior eficiência e produtividade com ganhos substanciais e envolvimento maior das partes interessadas.

O modelo de gestão das quatro normas é muito similar, com exceção da SA 8000 que tem alguns requisitos diferentes. Assim, as normas são muito condizentes. Em todas existem uma fase de planejamento, uma de execução, uma de verificação e uma de ação, que seguem o conceito de melhoria. Então, a parte de meio ambiente trata de meio ambiente, saúde e segurança são os perigos e riscos, responsabilidade social é o cumprimento de legislação trabalhista, e também de saúde e segurança (nesse ponto elas convergem), e a qualidade é o grande catalisador disso tudo.

Alguns modelos de sistemas são tão parecidos que às vezes até convergem. No caso da ISO 14001 e a OHSAS 18001 a similaridade é tanta que o objeto muda, mas existe uma zona cinzenta entre elas que não é possível saber se um assunto é saúde e segurança ou é meio ambiente. Quando se implementa a ISO 9001, o processo de integração é muito mais simples, pois a possibilidade de integração é muito grande, principalmente se a empresa tiver uma visão holística, pensando no sistema. É possível montar cada um desses sistemas separadamente, em cada departamento, mas o trabalho é maior e a organização poderá ter sistemas totalmente desagregados. A idéia de sistema integrado é de criar sinergia.

Curso: Formação de Auditores Internos de Sistemas Integrados de Gestão (Qualidade, Meio Ambiente, Saúde, Segurança do Trabalho e Responsabilidade Social) – Ao Vivo pela Internet

Período: de 28/04/2011 a 16/06/2011

Publico Alvo: Profissionais de empresas certificadas ou em vias de certificação, que estejam envolvidos com o processo de auditoria de Sistema de Gestão da Qualidade.

Professora: Eduardo Daniel

Fonte: Equipe Target

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 06/05/2011 by in Blog do Nelson Tembra and tagged , , , , .

Navegação

SERVIÇOS AMBIENTAIS

Velocimetro RJNET

Estatísticas do Blog

  • 65,208 hits

Follow me on Twitter

%d bloggers like this: