Nelson Tembra Blog

Cidadania, Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente

Expedição parte rumo a áreas pouco estudadas da Reserva Mamirauá

Por Augusto Rodrigues

[12.05.2011] Uma equipe de pesquisadores do Instituto Mamirauá partiu ontem (11) do porto de Tefé, município amazonense da região do Médio Solimões, em direção a áreas da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá ainda pouco exploradas pela ciência. A Expedição Maraã-Japurá é uma ação do projeto Conservação de Vertebrados Aquáticos Amazônicos (Aquavert), desenvolvido pelo Instituto Mamirauá com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Ambiental.

O objetivo da expedição é realizar levantamentos sobre a ocorrência e distribuição de répteis (jacarés e quelônios) e mamíferos aquáticos (peixes-boi, botos e ariranhas) na chamada área subsidiária da Reserva Mamirauá, região de fronteira com outras unidades de conservação, como as reservas extrativistas Auati-Paranã e Jutaí.

Estarão a bordo a oceanógrafa Miriam Marmontel, coordenadora do projeto Aquavert e responsável pelas pesquisas sobre mamíferos aquáticos, o biólogo Robinson Botero-Arias, responsável pelas pesquisas sobre jacarés, a bióloga Cássia Santos Camillo, responsável pelos estudos sobre quelônios e a pedagoga Nathália Flores, educadora ambiental do projeto, além de uma equipe de apoio de seis assistentes de campo, moradores da reserva, e quatro tripulantes.

A equipe realizará levantamentos nos municípios de Maraã, Jutaí e Fonte Boa, cruzando os rios Japurá, Auati-Paranã e Solimões. O retorno a Tefé, cidade onde fica a sede do Instituto Mamirauá, está marcado para o dia 29 de maio.

Pretendemos ampliar nossa área de trabalho, conhecendo a distribuição das espécies foco do projeto Aquavert e a relação dos comunitários dessa área com esses animais, diz o biólogo Robinson Botero.

Foto: Josival Modesto

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 13/05/2011 by in Blog do Nelson Tembra and tagged , , .

Navegação

SERVIÇOS AMBIENTAIS

Velocimetro RJNET

Estatísticas do Blog

  • 65,208 hits

Follow me on Twitter

%d bloggers like this: