Nelson Tembra Blog

Cidadania, Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente

Ecofrota pretende deixar São Paulo mais limpa

Repórter Eco deste domingo (12/6) mostra os novos veículos de transporte público e traz ainda questões humanas reveladas por mais de cinco mil pessoas em todo o Planeta

A maior cidade brasileira já tem uma ecofrota de ônibus para reduzir a emissão de poluentes. O Repórter Eco que vai ao ar neste domingo (12/6), às 17h30, na TV Cultura, mostra que os novos veículos que começam a circular pela metrópole fazem parte da meta estabelecida em lei para ter um transporte público movido a combustível mais limpo e renovável.

“A principal fonte dos poluentes vem dos veículos e o pior lugar são os grandes corredores onde ônibus e carros se encontram”. A explicação é de Paulo Saldiva, do Laboratório de Poluição Atmosférica da Universidade de São Paulo (USP). “No corredor de tráfego você tem uma média de poluição maior do que a média da cidade, ou seja, o corredor de tráfego é a chaminé, só que o tráfego tá fazendo a gente ficar mais tempo na boca da chaminé”, diz o especialista.

Dos quinze mil ônibus que circulam pelas ruas da cidade, mil e duzentos começam a usar uma nova mistura, mais limpa. Os veículos movidos a biocombustível fazem parte da chamada “solução de médio prazo” para a cidade. E 20% de biodiesel produzido a partir de sementes de soja, milho e algodão são misturados ao diesel convencional. Essa mistura que começa a ser usada nos ônibus pode reduzir em até 22% a emissão de poluentes.

Em outra reportagem, o programa mostra uma exposição que impressiona pela sua diversidade e humanidade. Seis Bilhões de Outros é o nome do projeto do documentarista, fotógrafo e ambientalista francês Yann Arthus-Bertrand. Ele precisou de cinco anos para realizar mais de cinco mil entrevistas gravadas em 78 países e os trechos desse trabalho podem ser vistos no Masp (Museu de Arte de São Paulo).

Durante entrevista com Teixeira Coelho, curador do Museu, ele diz: “Esta exposição tem um forte conteúdo humano, emocional, sociológico, enfim, é um depoimento praticamente igual ao de pessoas como eu e como você, com uma diferença especial: ela tem um fundo estético”.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

SERVIÇOS AMBIENTAIS

Velocimetro RJNET

Estatísticas do Blog

  • 65,208 hits

Follow me on Twitter

%d bloggers like this: