Nelson Tembra Blog

Cidadania, Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente

Consciência ambiental impulsiona cremações no Brasil

Urnas biodegradáveis são uma nova opção de cuidado com a natureza.

A preocupação com o meio ambiente está presente entre os inúmeros motivos que impulsionam o aumento no numero de cremações no Brasil. O processo impede a formação do necrochorume, que é um líquido proveniente da decomposição do corpo humano, comumente visto nos sepultamentos tradicionais. Quando em contado com o solo, o necrochorume pode gerar contaminação de humanos e aminais, e ainda apresentar agentes transmissores de doenças, dependendo da causa mortis do sepultado. Calcula-se que um corpo de 70 quilos pode gerar cerca de 45 litros de necrochurume.

A cremação pura e simples faz com que não haja o corpo para se decompor; porém ainda existe a poluição gerada pelas urnas funerárias, que muitas vezes são lançadas ao mar ou em algum local escolhido pelo falecido.

Pensando nisso, o Crematório Vaticano – pioneiro no Paraná e em Santa Catarina – passa a oferecer uma linha de urnas funerárias que não agridem o meio ambiente. São as biodegradáveis e hidrosolúveis, feitas com compostos orgânicos, como papel reciclável, areia e tintas naturais, que podem ser lançadas ao mar ou até mesmo enterradas.

No caso da biodegradável, que é composta de areia, pode ser tanto enterrada, quanto lançada ao mar, sendo que nas duas situações ela se integra ao meio, se dissolvendo na água ou virando parte do solo. Já a urna hidrosolúvel, o objetivo é mesmo: que ela se dissolva na água. “É feita com papel reciclado que se dissolve em pouco tempo, espalhando as cinzas na água.”, informa Mylena Cooper, diretora do Crematório.

Além do material ecológico, as urnas também são produzidas em diversos formatos. A hidrosolúvel vem em forma de uma concha, enquanto que a biodegradável tem formas de anjos, símbolos religiosos, entre outros.

Mais informações: www.funerariavaticano.com.br

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 19/06/2011 by in Blog do Nelson Tembra and tagged , , , , .

Navegação

SERVIÇOS AMBIENTAIS

Velocimetro RJNET

Estatísticas do Blog

  • 65,187 hits

Follow me on Twitter

%d bloggers like this: