Nelson Tembra Blog

Cidadania, Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente

WSPA lança campanha global “Coleiras Vermelhas” na luta contra a Raiva

ONG desperta atenção dos governos e mobiliza populações em todo o mundo para vacinação em massa de cães na luta contra a doença que ainda mata 55 mil pessoas por ano

A WSPA – Sociedade Mundial de Proteção Animal lançou, em comemoração ao Dia Mundial do Combate à Raiva (28/09), uma campanha global voltada à proteção da população não só contra a Raiva, mas também contra qualquer crueldade associada ao controle da doença. A cada ano, mais de 55 mil pessoas no mundo morrem em decorrência da Raiva e, na vã tentativa de se conter a disseminação da doença, 20 milhões de cães são mortos por ano, ou seja, 38 cães a cada minuto, de maneira tão desumana quanto desnecessária. A WSPA apela aos governantes de todo o mundo para que combatam a Raiva através da única forma eficaz e humanitária de controle da doença: a vacinação em massa de cães.

“A Raiva é uma séria ameaça tanto para os seres humanos quanto para os animais”, reconhece Ray Mitchell, Diretor da WSPA para Campanhas Internacionais, que também ressalva: “quando confrontados com esta doença de rápida disseminação, alguns países optam pelo que acreditam ser a única solução para erradicar a raiva: a exterminação dos cães. Mas, com o sucesso dos atuais programas de controle da Raiva em vários países da Ásia e da América Latina, a WSPA mais uma vez demonstra que um mundo sem a raiva não significa necessariamente um mundo sem cães.”

Por esta razão, a WSPA lança a campanha “Coleiras Vermelhas” com um projeto em Bangladesh que apoiará o governo para implementação de um programa de vacinação em grande escala na cidade de Cox’s Bazar, objetivando, já neste primeiro ano, salvar a vida de milhares de cães e preparar o país para a realização de uma campanha nacional.

“Acho um horror saber que existem 20 milhões de cães sendo mortos a cada ano por medo da Raiva quando, na verdade, já existe uma solução alternativa”, protesta a cantora britânica Leona Lewis, celebridade global da campanha da WSPA e grande defensora dos animais.

Para a Gerente de Programas Veterinários da WSPA Brasil, Rosangela Ribeiro, apesar do Brasil ainda enfrentar problemas com Raiva canina, humana e silvestre, o país se destaca no controle humanitário da Raiva há mais de três décadas. “Desde 1973, quando o Ministério da Saúde criou o Programa Nacional de Controle da Raiva (PNCR), o objetivo foi eliminar a Raiva humana transmitida por animais através da vacinação de cães e gatos gratuita em massa e, de fato, conseguimos avançar muito. No entanto, infelizmente, a Raiva ainda não foi erradicada em todo território nacional. Portanto, não podemos deixar de vacinar os animais, já que este é o método mais efetivo e humanitario de se controlar esta terrível zoonose”.

A campanha está também centralizada na formalização de parcerias entre organizações voltadas ao bem-estar animal e agências governamentais nas áreas de saúde, educação e saúde publica. Já há consenso de que a única solução verdadeiramente eficaz para o controle da Raiva está na vacinação de cães combinada com a facilidade de acesso a tratamento profilático, nos casos de pós-exposição ao vírus, e a promoção de campanhas educativas junto à população para a prevenção de mordidas. A Organização Mundial de Saúde (OMS) se referiu recentemente ao nosso programa de vacinação como “a estratégia economicamente mais viável, em âmbito global, para a prevenção da Raiva nos seres humanos.”

Destino turístico famoso na Indonésia, a ilha de Bali é o melhor exemplo recente do sucesso das campanhas de vacinação propostas pela WSPA. Acesse o site da WSPA Brasil em http://www.wspabrasil.org para mais informações sobre este estudo de caso, sintomas da Raiva, como preveni-la e outras iniciativas da WSPA para o controle da doença.

Notas:

•A WSPA luta pela criação de um mundo onde conceito de bem-estar animal importe e as crueldades praticadas contra animais tenham fim. Presente em mais de 50 países, trabalhamos não só diretamente com animais, mas também com pessoas e organizações com condições de assegurar que os animais sejam tratados com carinho e respeito. Temos status consultivo especial no Conselho da Europa, colaborando também com as Nações Unidas e com o governo de diversos países.
•Para agendar um entrevista ou obter mais informações, por favor, entre em contato com Flávia Ribeiro, Gerente de Comunicação da WSPA Brasil – flaviaribeiro@wspabr.org / (21) 3820-8200 ou com Izabela Bringel izabelabringel@wspabr.org / (21) 3820-8216.
•Para ver uma seleção de fotografias e um vídeo relacionado à campanha, por favor, acesse: ftp://wspa.ftpuk.net
Nome do usuário: media
Senha: wspa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 30/09/2011 by in Blog do Nelson Tembra and tagged , .

Navegação

SERVIÇOS AMBIENTAIS

Velocimetro RJNET

Estatísticas do Blog

  • 65,108 hits

Follow me on Twitter

%d bloggers like this: