Nelson Tembra Blog

Cidadania, Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente

Círio de Nazaré deve reunir 2 milhões de pessoas neste domingo

A celebração do Círio de Nazaré deve receber mais de 2 milhões de pessoas diante da Catedral da Sé, em Belém, neste domingo (9). O arcebispo metropolitano de Belém, dom Alberto Taveira, reza missa que marcará o início da procissão do também chamado “Natal dos paraenses”. Serão 3,6 quilômetros até a Praça do Santuário, onde a imagem da Virgem ficará exposta em um altar para visitação dos fiéis por 15 dias.

De acordo com a Arquidiocese de Belém, o Círio de Nazaré é considerado a maior manifestação religiosa da América Latina e é realizado desde 1793. Todo o trajeto e feito com seis pedaços de corda de duas polegadas de diâmetro, que totalizam 400 metros de comprimento e cerca de 500 quilos.

“Neste ano, o arcebispo não irá abençoar a corda no começo do Círio, apenas quando estiver na Basílica Santuário. A ideia é evitar que a corda seja cortada pelos peregrinos durante a procissão. Muitos fiéis cortam a corda prematuramente, o que atrapalha o ritual todo e ainda compromete a segurança deles mesmos”, disse Flávio Américo, da direção do Círio de Nazaré.

Segundo ele, a Polícia Militar vai intensificar a revista das pessoas que participarão das procissões e evitar o uso de serras para o corte prematuro da corda. “Muitos fazem o corte para guardar como relíquia, mas muitos vendem o pedaço de corda para turistas e fiéis. A corda será cortada pela própria organização após a bênção na Basílica.”

Papa Bento XVI

A celebração do Círio de Nazaré motivou uma nota enviada pelo Papa Bento XVI ao arcebispo de Belém e ao povo paraense. Leia a íntegra do documento abaixo:

“No segundo domingo de outubro, o Santo Padre deseja unir-se aos peregrinos paraenses e àqueles vindos de tantas partes do Brasil que, reunidos em Belém do Pará, recorrem ao amparo maternal de Nossa Senhora para obter de seu Divino Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo as graças necessárias para perseverar na fidelidade ao Evangelho. Ao mesmo tempo que exorta todos a seguirem o exemplo de Maria, que conservava as palavras de Cristo meditando-as no seu coração (cf. Lc 2,19), para que nunca se cansem de implorar e servir o Reino de Cristo no coração de todos os membros da família humana, Sua Santidade o Papa Bento XVI, em penhor de abundantes graças celestiais para poderem dar cumprimento a quanto aí se propuseram fazer na fidelidade a Cristo e à sua Igreja, concede a todos os romeiros uma propiciadora Bênção Apostólica”.

Adoração

A peregrinação da imagem de Nossa Senhora de Nazaré começou nesta sexta-feira (7), com o traslado Ananindeua/Marituba. Os fiéis fizeram o percurso de 55 km em 12 horas. Essa foi a primeira das 11 romarias da festa.

Neste sábado (8), a imagem peregrina seguiu pela romaria rodoviária, que começou após missa na Matriz Nossa Senhora das Graças, em Ananindeua, às 5h30. O trajeto terminou em Icoaraci, com parada no trapiche para colocação da berlinda em uma embarcação.

Às 9h, a imagem seguiu pela romaria fluvial, também chamada de Círio das Águas, que terminou na Praça Pedro Teixeira, em Belém, ao lado da Estação das Docas.

No começo da tarde de sábado, 15 mil motociclistas conduziram a imagem na moto romaria, criada em 1990. Eles levam a berlinda até o Colégio Gentil Bittencourt.

Os peregrinos, então, viveram um dos momentos mais esperados no Círio, que é a descida da imagem original de Nossa Senhora de Nazaré, que está guardada no altar-mor da Basílica Santuário de Nazaré. A imagem, que tem 28 centímetros, foi encontrada por Plácido de Souza, em 1.700, vai ficar guardada em um nicho no presbitério durante todas as celebrações do Círio.

Para encerrar a festa nazarena do sábado, a missa da trasladação foi realizada na Catedral de Belém.

Fonte: G1

2 comments on “Círio de Nazaré deve reunir 2 milhões de pessoas neste domingo

  1. Monica
    14/10/2011

    Viva Nossa Senhora de Nazaré e a festa maior dos paraenses!!! (apesar de mineira, como moradora de Belém a vários anos, esta é uma ocasião que mobiliza minhas emoções)
    aproveito o espaço para solicitar oportunidade de contactá-lo pois irei inserir em minha dissertação (sociologia/UFPA) sobre uma comunidade ribeirinha do Marajó, seu texto sobre as mazelas (no Acutipereira) advindas da abertura do linhão de transmissão… como gostaria de utilizar sua bela foto, penso se seria possível obtê-la em um formato maior. Aguardo resposta pois concluo meu texto neste final de semnaa. Grata pela atenção. Mônica Lizardo

    • Nelson Tembra
      14/10/2011

      Prezada Mônica
      Estive fora de Belém e sem contato com a civilização nesta última semana, por isso, só agora respondo sua mensagem. Sinta-se livre para utilizar o texto e a foto, apenas peço que cite a fonte.
      Quanto a foto, vou buscar nos meus arquivos para enviar-lhe a original e outras clicadas na mesma ocasião, mas que não foram utilizadas na publicação.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 09/10/2011 by in Blog do Nelson Tembra and tagged , , , , .

Navegação

SERVIÇOS AMBIENTAIS

Velocimetro RJNET

Estatísticas do Blog

  • 65,206 hits

Follow me on Twitter

%d bloggers like this: