Nelson Tembra Blog

Cidadania, Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente

Protocolo de Nagóia é tema de seminário

Luciene de Assis

O Ministério do Meio Ambiente (MMA), por meio da Secretaria de Biodiversidade e Florestas (SBF), realiza, nesta terça-feira (08/05), no Auditório Interlegis do Senado, a partir das 14h, o Seminário Internacional Diálogos sobre o Protocolo de Nagóia, um novo cenário para o acesso aos recursos genéticos, aos conhecimentos tradicionais associados e repartição de benefícios. O evento será aberto ao público.

Entre os palestrantes convidados estão o pesquisador sênior da Universidade das Nações Unidas, Geoff Burton, o especialista em em acordos multilaterais em meio ambiente da Comunidade Europeia, Matthias Buck, e o diretor da Assessoria Internacional do Ministério do Meio Ambiente, Fernando Coimbra. Burton fará uma apresentação sobre o Protocolo de Nagóia e explicará como foi o processo de negociação para o estabelecimento dos objetivos definidos. Coimbra, por sua vez, abordará o documento a partir da perspectiva do Brasil, enquanto Buck colocará o ponto de vista da União Europeia.

CONSCIENTIZAÇÃO

Espera-se a participação de aproximadamente 100 pessoas, entre jornalistas, assessores legislativos, membros do judiciário, técnicos do governo, formadores de opinião, além dos integrantes do Conselho de Gestão do Patrimônio Genético (CGEN) e de outros órgãos federais que trabalham no setor. Foram convidados também de representantes da comunidade científica, do setor privado, do terceiro setor e das comunidades locais e tradicionais.

A participação de especialistas estrangeiros e de representantes do governo brasileiro no seminário visa a conscientizar a sociedade para a necessidade de implantação das normas definidas no Protocolo de Nagóia e discutir os conceitos principais usados no acordo. O seminário internacional se insere dentro de um projeto de diálogos setoriais com a União Européia e tem por objetivo permitir a interação entre o governo brasileiro e os representantes de vários setores de países europeus que lidam com acesso aos recursos
genéticos e a repartição de benefícios oriundos de seu uso comercial.

ASCOM/MMA

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

SERVIÇOS AMBIENTAIS

Velocimetro RJNET

Estatísticas do Blog

  • 65,206 hits

Follow me on Twitter

%d bloggers like this: