Nelson Tembra Blog

Cidadania, Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente

Censo vai retratar o bioma amazônico

Dendrobates tinctorius, uma das espécies que está no Censo da Biodiversidade. Foto: Wikipédia.

Dendrobates tinctorius, uma das espécies que está no Censo da Biodiversidade. Foto: Wikipédia.

Acontecerá no dia 18 de maio, sexta-feira, o evento “A biodiversidade da Amazônia no contexto da Rio +20”, onde será lançado o Censo da Biodiversidade. A criação deste Censo foi proposta pela Coordenação de Pesquisa e Pós-graduação do Museu Goeldi e tem como principal objetivo organizar melhor e divulgar o conhecimento sobre o patrimônio biológico existente na Amazônia.

O bioma amazônico ainda tem muito para ser conhecido, novas espécies são descobertas frequentemente. O Censo da Biodiversidade pretende produzir uma base de dados confiáveis, que serão atualizados regularmente, em colaboração com os grupos de pesquisa que atuam na região. Inicialmente, a lista inclui 3.813 espécies, de 12 grupos de fauna, que ocorrem no estado do Pará. Mais adiante, espécies de flora também serão disponibilizadas e até o final do ano, outros grupos biológicos também devem ser incluídos no Censo.

As primeiras listas de espécies do Censo da Biodiversidade podem ser acessadas no site do Museu Goeldi. Os interessados podem checar o nome científico, a família à qual a espécie pertence e, se for o caso, o grau de ameaça de extinção.

O evento acontece em Belém, no Pará, mas o debate sobre biodiversidade amazônica será aberto ao público e transmitido online pelo Livestream e Facebook, além disso, internautas poderão mandar suas perguntas pelo Twitter, assim qualquer um pode participar. Na mesa-redonda estarão Dr. Ulisses Galatti, pesquisador e coordenador de Pesquisa e Pós-graduação do Museu Goeldi, Dr. Peter Mann de Toledo, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e o Dr. Alex Fiuzza de Mello, atual Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI/PA).

Serviço

O quê: “A biodiversidade da Amazônia no contexto da Rio +20” – Lançamento do Censo da Biodiversidade e Espécies do Milênio

Local: Auditório Paulo Cavalcante do campus de pesquisa do MPEG, situado na Av. Perimetral, nº 1901, Terra Firme, Belém-PA.

Data: Dia 18 de maio, às 9h.

Fonte: ((o)) eco

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 17/05/2012 by in Blog do Nelson Tembra and tagged , , , .

Navegação

SERVIÇOS AMBIENTAIS

Velocimetro RJNET

Estatísticas do Blog

  • 65,167 hits

Follow me on Twitter

%d bloggers like this: