Nelson Tembra Blog

Cidadania, Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente

Termos sobre a gestão ambiental

Equipe Target

A norma contém conceitos e suas definições como são usados na série NBR ISO 14000 relacionada à gestão ambiental. A comunicação é importante na implementação e operação de sistemas de gestão ambiental. Essa comunicação será mais efetiva se houver um entendimento comum dos termos usados. Muitos termos e definições ambientais são resultado de conceitos desenvolvidos recentemente.

A evolução gradual desses conceitos ambientais inevitavelmente significa que a terminologia ambiental irá continuar a ser desenvolvida. O propósito dessa norma é definir um entendimento dos termos usados na série NBR ISO 14000. Essa norma, acima de tudo, destina-se a fornecer aos usuários de normas uma compilação de termos e definições em uso no campo da gestão ambiental. Espera-se, entretanto, que o documento seja também utilizado pelos desenvolvedores de normas, particularmente aqueles envolvidos com a tradução, como um auxílio para manter a consistência.

Os termos e definições nessa norma são derivados das normas de gestão ambiental indicadas na Bibliografia. Devido ao trabalho em andamento no desenvolvimento de normas de gestão ambiental no ISO TC/207 e à cooperação com o ISO TC 176, incluindo a publicação de suplementos e revisões de Normas, esta norma será analisada criticamente e, quando apropriado, revisada ou emendada. Outros conceitos que podem ser encontrados no campo da gestão ambiental não são definidos nessa norma. Entretanto, para auxiliar usuários da série NBR ISO 14000 de gestão ambiental, alguns destes conceitos adicionais estão incluídos nas referências bibliográficas no Anexo A.

Os usuários devem estar cientes de que a aplicação e descrição desses conceitos variam através da comunidade ambiental internacional. Sua presença no Anexo A não se destina a promover ou endossar o uso destes conceitos. A norma traz os termos gerais relativos à gestão ambiental; os termos relativos a sistemas de gestão ambiental; os termos relativos à validação, verificação e auditoria; os termos relacionados com sistemas de produtos; os termos relacionados à avaliação do ciclo de vida; as condições relativas à rotulagem e declarações ambientais e à comunicação ambiental; e os termos relacionados aos gases do efeito estufa. No Anexo A (informativo) estão os conceitos adicionais encontrados na área ambiental em âmbito internacional.

Mais informações sobre a norma NBRISO14050 de 04/2012, clique no link:

NBRISO14050: Gestão ambiental – Vocabulário

FONTE: Equipe Target

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

SERVIÇOS AMBIENTAIS

Velocimetro RJNET

Estatísticas do Blog

  • 65,167 hits

Follow me on Twitter

%d bloggers like this: