Nelson Tembra Blog

Cidadania, Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente

Governo quer fundo de investimento em agricultura familiar a partir do biodiesel

Para presidente de associação de produtores, o fundo pode reduzir os custos que o setor tem hoje para investir diretamente em agricultura familiar

O governo estuda a criação de um fundo que arrecadaria recursos das empresas de biodiesel para aumentar os investimentos em agricultura familiar. A informação é do coordenador da Comissão Executiva Interministerial de Biodiesel da Casa Civil, Rodrigo Rodrigues. Segundo ele, o fundo seria um instrumento vinculado ao aumento da mistura de biodiesel no diesel.

“O governo quer uma contrapartida financeira para investir na agricultura familiar e o fundo é uma ideia que está sendo discutida”, disse. Rodrigues explicou que, caso a mistura seja elevada para 10%, por exemplo, além dos investimentos que as empresas do setor de biodiesel já fazem diretamente em agricultura familiar, elas também teriam de contribuir para este fundo. Para o executivo da Casa Civil, seria uma forma de distribuir a maior renda que estas empresas teriam com o aumento da mistura.

O presidente da Associação dos Produtores de Biodiesel do Brasil (Aprobio), Erasmo Batistella, entende que o fundo deveria ser uma alternativa para o setor investir em agricultura familiar. “O setor poderia, então, decidir se investiria diretamente na agricultura ou colocaria os recursos no fundo para que o governo decidisse o melhor investimento”, disse. Segundo Batistella, o fundo pode ser uma boa alternativa se funcionar para reduzir os custos que o setor tem hoje para investir em agricultura familiar diretamente para ter acesso ao selo social, o qual permite a participação em uma maior fatia dos leilões de compra do governo. Rodrigues e Batistella participam, nesta segunda-feira, da 8ª Conferência Internacional BiodieselBR 2012, realizada em São Paulo.

Agência Estado

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 18/12/2012 by in Blog do Nelson Tembra and tagged , , , , , , , .

Navegação

SERVIÇOS AMBIENTAIS

Velocimetro RJNET

Estatísticas do Blog

  • 65,208 hits

Follow me on Twitter

%d bloggers like this: