Nelson Tembra Blog

Cidadania, Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente

LIVROS

 

Para baixar, clique nos links a seguir:

Capa do Livro “O machado e o Pênis”

“O Machado e o Pênis: Neocolonialismo Mineral, os Mitos e Interesses do Pará”

Prefácio da primeira edição

Com um título meio impróprio para menores e, em alguns momentos, boa dose de humor e ironia nas entrelinhas, este livro traz uma coletânea de artigos do autor, publicados em diversos sites na internet e em revistas e boletins técnicos especializados, na temática ambiental, sempre buscando a compreensão dessas questões de forma transversal e analiticamente.

‘O Machado e o Pênis’ traz citações do Primeiro Livro de Moisés, ‘Gênesis’, o qual, segundo o autor, contém os primeiros registros históricos conhecidos sobre meio ambiente, política, reforma agrária, a criação das leis e sobre a escravidão nas variadas formas.

O livro passa pelo processo de colonização do Brasil, explicando razões históricas da exaustão da Mata Atlântica e a sua literal permuta por ‘bugigangas’, pelos próprios índios, alertando para o perigo da repetição de erros cometidos no passado sobre o futuro da Amazônia. Também traz sobre a história da imprensa no Estado, mostrando que os interesses políticos e econômicos sempre caminharam lado a lado com a imprensa no Pará.

Um dos pontos mais importantes levantados nesta obra traz revelações sobre o cerne de problemas que têm sido publicados na imprensa, com mais freqüência, sobre atos de protestos de populações tradicionais e movimentos sociais, como conseqüência da implantação e operação de projetos altamente impactantes.

O livro traz uma análise da legislação ambiental brasileira, aplicada a um exemplo didático real da área de mineração, e mostra que o licenciamento não se destinaria apenas para monitorar diversos ambientes – físico, biótico, antrópico, socioeconômico – nas áreas de influência dos projetos. Para o autor, o licenciamento deveria servir como instrumento técnico, e não político, de contrato entre o estado e o empreendedor, no estabelecimento de justas compensações de impactos ambientais.

Por último, o livro traz uma abordagem sobre os estoques ou ativos ambientais brasileiros, aí incluídos os recursos naturais renováveis e não renováveis. A conclusão é que há uma grande distorção na estrutura de cálculo do Produto Interno Bruto brasileiro, pois o valor monetário da perda ou redução dos estoques ambientais é contabilizado como ‘ganho’ e acaba embutido na receita das mineradoras, por exemplo, mas não deveria fazer parte da sua renda.

Para o autor, em contabilidade ambiental isso significaria ao absurdo de considerar inalterados os estoques das reservas minerais, mesmo após o aceleradíssimo processo de extração que vem sofrendo no Estado do Pará, e que ‘isso é algo para acusar inveja aos maiores ilusionistas do planeta’.

Jorge Calderaro
Jornalista, historiador, escritor, poeta e ambientalista.

3 comments on “LIVROS

  1. Pingback: Tweets that mention Livro: O Machado e o Pênis « Nelson Tembra Blog -- Topsy.com

  2. Soraia
    11/11/2010

    Como faço para obter este livro?

  3. Pingback: Projeto Bauxita Paragominas « Nelson Tembra Blog

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

SERVIÇOS AMBIENTAIS

Velocimetro RJNET

Estatísticas do Blog

  • 65,206 hits

Follow me on Twitter

%d bloggers like this: